Thiago Paccola

    THIAGO PACCOLA

     

    Thiago Paccola, violeiro nascido em Mogi Mirim, interior de São Paulo, com 26 anos se destaca no cenário nacional da viola caipira como um representante da nova geração de violeiros.

     

    Formado em viola caipira pela EMESP, escola de música do estado de São Paulo, e Bacharel em Viola Caipira pela faculdade Cantareira, Thiago uni a teoria e técnica ensinada nas grandes escolas com a pureza e simplicidade originárias de seu instrumento.

    Integrou por dois anos o naipe de solo da Orquestra paulistana de Viola caipira, participando da gravação do CD de 15 anos da OPVC no auditório do Ibirapuera e tendo a oportunidade de tocar ao lado de grandes nomes da música sertaneja, como Almir Sater e Renato Teixeira.

     

    Atualmente é professor e regente da Orquestra Mojimiriana de viola caipira, com a qual gravou um CD e um DVD, e da Orquestra Aguaiana de Viola Caipira. Com esses grupos de violeiros vem realizando um trabalho de fomentação cultural na região da baixa mogiana, com a formação de grupos de estudos, folia de reis e catira.

    Além dos trabalhos com orquestras de viola, Thiago tem um duo de viola caipira e acordeom com o Jonecir Fiori (Duo Paccola Fiori), tal trabalho se destacou pela inovação nos arranjos e na abordagem dos instrumentos trazido pelos jovens músicos. Em 2013 gravaram seu primeiro disco produzido pelo músico Gabriel Levy e em 2018 ganharam um concurso de circulação do BNDS.

    Participa em outro duo com o violinista Lucas Chagas, este trabalho foi premiado no concurso de jovens talentos do conservatório de Socorro em 2017. Em 2019 formou o Thiago Paccola Trio, com o contrabaixista Silas e o baterista Caio, o intuito deste trabalho é tocar um repertório autoral e inserir a viola em novos caminhos da música instrumental.

     

    Em seu trabalho solo traz releituras de músicas consagradas mesclado com músicas autorais, também adaptações de músicas feitas para outros instrumentos. Com um jeito particular de tocar, Thiago traz uma jovialidade à tradição da viola caipira sem deixar de lado as raízes desse instrumento.

    Foi premiado pelo concurso de novos talentos do Conservatório de Socorro (EMACS 2017) e no Dia da música Raiz Sertaneja na câmara municipal de São Paulo (2017).

    Thiago participou dos principais programas de música sertaneja, Viola Minha Viola (TV Cultura), apresentado pela saudosa Inezita Barroso, Aparecida sertaneja e Terra da Padroeira (TV Aparecida), Talentos (Record News) apresentado por Heródoto barbeiro, Som e Sabor Brasil (TV Gazeta e TV Ultrafarma), Escolhas da vida Apresentado pelo Dalcides (Rede Vida), programa Marco Brasil (Rede TV), Canção Nova Sertaneja (Canção Nova), programa Silvio Brito (Rede Vida) entre outros.

    Endorse da marca de cordas Solez.

    Discografia:

    2010 -Dvd da Orquestra mojimiriana de viola caipira no teatro municipal de Paulínia

    2012 -CD 15 anos da orquestra paulistana de viola caipira, gravado ao vivo no auditório do Ibirapuera

    2013 -CD “Vida de Violeiro” da orquestra mojimiriana de viola caipira

    2016 - CD do Duo Paccola-Fiori

    2016 - Participação no CD de moda de viola da dupla Leyde e Laura

    • Facebook Social Icon
    • YouTube Social  Icon

    Links de vídeos especiais:

    -VIOLA MINHA VIOLA  -  video

    -RECORD NEWS -  vídeo 1   vídeo 2   vídeo 3  vídeo 4

    -ENTREVISTA COM YASSIR CHEDIAK  -   vídeo

    THIAGO PACCOLA

    OBRA- EVOCACION AL TANGO FLAMENCO

    COMPOSITOR: FERNANDO DEGHI